As aulas estão quase a bater à porta! Para minimizar o stress familiar deste regresso, o melhor é preparar o regresso às aulas. Há que lembrar que momentos de ansiedade são normais de acontecer, quer nos filhos, quer nos pais. Portanto toda a família deve ter um período de transição em que as últimas semanas de férias (ou pelo menos, os últimos dias) já sejam acompanhados de algumas “obrigações” e atividades semelhantes às rotinas em tempo de escola.
Aqui ficam algumas dicas para ajudar todos lá em casa:
Motivação: Motive o seu filho para que ele recomece a escola ‘com o pé direito’! Fale com ele sobre aquelas que considera serem as suas melhores competências enquanto aluno. Não se iniba de valorizá-lo pela sua assiduidade, pelas suas técnicas de estudo, ou qualquer outra capacidade que ache importante de reforçar. (Não é altura de recriminar por erros passados!) Assim, estará a transmitir ao seu filho segurança e confiança para enfrentar o novo ano letivo que agora começa.
Horários: Logo que saiba o horário das aulas, deverá construir com o seu filho um horário de estudo, em função das horas disponíveis, volume de trabalho e necessidades específicas de estudo. Lembre-se ainda que nestas rotinas devem estar contemplados os tempos de lazer. É importante que, após um dia de aulas e de estudo, haja espaço diário para a descontração e para que os mais novos possam ter algum tempo a realizar as atividades que mais gostam. Procure estar disponível nestes momentos.
É também importante ir aproximando o horário de deitar para o que se pretende durante o tempo de aulas. Tenha uma conversa com o seu filho sobre os novos horários e sempre que tiver de ir para a cama, informe-o antecipadamente: “daqui a 10 minutos, terás de ir para a cama”.
Organização: Arrumar e preparar o espaço de trabalho, já que é aqui que serão realizados os TPC. Deve assegurar-se que o local não tem distrações (TV, internet, telemóvel) e tem boa iluminação. Deve também ter uma boa cadeira, de preferência de costas direitas.
Ajude-o a organizar um ‘checklist’ com o conteúdo da mochila para todos os dias da semana. Assim, a criança saberá o que colocar na mochila na segunda feira à noite para as aulas e atividades de terça feira (e assim sucessivamente), evitando esquecimentos de material e perdas de paciência dos pais!
A entrada na escola, o início de um novo ciclo, o retomar das aulas, apesar de poder ser um período com algumas dificuldades, não deixa também de ser um momento de crescimento, se gerido e ultrapassado da melhor forma, sempre com o apoio dos pais.
A equipa da PSITORRES deseja, para os mais pequenos, uma boa entrada na escola, e para os mais velhos, um bom regresso às aulas. Para os pais, que tenham a energia e perseverança necessárias para o vosso papel importante.