A avaliação psicopedagógica é usualmente solicitada para despiste de Dificuldades Específicas de Aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia) e é constituída por uma avaliação cognitiva e outra psicopedagógica. A avaliação costuma ser extensa e demorar entre 2 a 3 sessões, com duração de 1h30/2h cada.
A avaliação tem como principais objetivos realizar um diagnóstico e propor um plano de intervenção adequado às características e necessidades do aluno. Por outro lado, é igualmente através da avaliação que se conseguem identificar as principais dificuldades e competências da criança/adolescente em questão.
Após a avaliação, é realizado um relatório que engloba todos os resultados obtidos, qual o plano de intervenção mais adequado ao caso, assim como um conjunto de recomendações e estratégias a implementar em casa e em contexto escolar. É realizada uma reunião com os pais para conhecimento dos resultados obtidos e do plano de intervenção bem como com os professores, caso os pais assim o permitam.
A avaliação tem como principais objetivos realizar um diagnóstico e propor um plano de intervenção adequado às características e necessidades do aluno. Por outro lado, é igualmente através da avaliação que se conseguem identificar as principais dificuldades e competências da criança/adolescente em questão.
Após a avaliação, é realizado um relatório que engloba todos os resultados obtidos, qual o plano de intervenção mais adequado ao caso, assim como um conjunto de recomendações e estratégias a implementar em casa e em contexto escolar. É realizada uma reunião com os pais para conhecimento dos resultados obtidos e do plano de intervenção bem como com os professores, caso os pais assim o permitam.