Palavra de mãe: Dicas valiosas de uma mãe que reorganizou a rotina com o filho após o diagnóstico de PHDA

Palavra de mãe: Dicas valiosas de uma mãe que reorganizou a rotina com o filho após o diagnóstico de PHDA

  1. Planeie com antecedência e explique antes como vai ser o dia para o seu filho: ele tem um tempo próprio para finalizar qualquer atividade e as surpresas ou a imprevisibilidade podem deixá-lo mais ansioso e agitado. Estime um tempo extra para prepará-lo para sair.
  2. Tenha sempre algo em mente para manter o seu filho ocupado. Crianças com PHDA não conseguem esperar muito tempo.
  3. A impulsividade é uma característica da PHDA. Por isso, evite perguntar o porquê de alguma atitude impulsiva. Você nunca terá explicação convincente e poderá ficar mais irritada.
  4. Crie um sistema de ações e recompensas. Selecione cinco tarefas que você espera que a criança faça diariamente. Por exemplo: sentar à mesa para jantar e tomar banho quando chamado. Peça para o seu filho listar algumas recompensas. Defina um número de pontos para cada tarefa cumprida e para cada recompensa. Quando a criança atingir o número de pontos que corresponde a uma recompensa, dê o prémio logo a seguir.
  5. Elogie a criança pelo mínimo que ela fizer, valorize os pequenos sucessos. Isso ajuda a regular as emoções.
  6. Ajude o seu filho a exercitar a sua organização e gestão de tempo. Isso colabora para um melhor desempenho académico a longo prazo e será essencial quando adolescente e adulto.
  7. Use “por favor” e o verbo em forma imperativa para pedir algo. A instrução tem que ser clara e especifica: diga simplesmente “hora do banho” com olhos nos olhos e espere pacientemente que ele faça o que foi pedido. Lembre-se: eles precisam de comandos e constantes direções.
  8. Crianças com PHDA têm dificuldade em regular as suas emoções: escondem sentimentos ou simplesmente explodem. Pergunte no final do dia, antes de dormir, se tiveram um dia bom. Com o passar do tempo o seu filho vai sentir-se mais à vontade para explicar o que sente.
  9. Coloque-o numa atividade físicaque promova trabalho em grupo e melhore a interação social.
  10. Pergunte ao seu filho como ele resolveria um problema. Esse exercício permite rever uma atitude impulsiva.
  11. O momento de transição de uma atividade para outra causa sempre algum desconforto. Siga uma preparação: se a criança está a ver televisão e é hora do banho, avise-a com cinco minutos de antecedência e, depois, com dois minutos. Por fim, olhe para ela e diga que a televisão será desligada e leve-a para o banho. No começo será difícil, mas ela vai acostumar-se com esse procedimento.
  12. Seja realistacom as suas expetativas. Não espere perfeição. Espere menos frequência, menos duração e menos intensidade de uma atitude indesejável. Prepare o seu filho para o futuro.
  13. Tenha iniciativa como pai/mãe, diminua as suas reações quando ele fizer algo fora do esperado.
  14. Lembre-se que tratá-lo como se não tivesse PHDA será muito prejudicial para a família toda, inclusive para irmãos e para o ciúme entre eles.
  15. Castigo não muda comportamentos, pois não ensina uma melhor maneira de se comportar. O objetivo é educar e não punir.
  16. Não há nenhuma pesquisa que comprove que a dieta alimentar possa tornar uma criança menos hiperativa. Se o seu filho adora chocolate, não é preciso proibi-lo de comer.
  17. A PHDA é uma doença consistentemente inconsistente. Espere dias bons e ruins e converse com o médico sobre alternativas de tratamento. Há medicamentos que podem ajudar muito.
  18. Leia  Há muitas informações na internet e em livros que podem ser facilmente adquiridos.
  19. A criança com PHDA deve sentir que ela não é o problema. A equação é pais + filho contra o problema.

 

(texto público adaptado da ABDA-Associação Brasileira de Déficit de Atenção)