Com o início do ano letivo muitas são as preocupações, ansiedades, receios, dúvidas, expetativas,… Começam os preparativos e se os filhos sentem alguma ansiedade face à novidade, os pais também sentem algum nervosismo com a preparação e com a adaptação das crianças a um novo ano letivo, que acarreta sempre mudanças.
“O que colocar no interior da mochila que acompanhará as nossas crianças todo o ano?”
A questão coloca-se em todas as casas e as respostas multiplicam-se neste sentido: “São livros, canetas, lápis, borrachas, afias, estojos, cadernos, etc. Com um peso tão grande que transportam nas mochilas, não vejo que seja necessário mais carga nesta caminhada.”
Agora que passaram 2 semanas desde o inicio do mesmo e em que tudo entra na sua normalidade, pode aproveitar a pausa deste fim de semana e acrescentar mais 10 objetos simbólicos a acondicionar com amor na mochila do seu filho. Estes vão ajudar a que ano decorra com maior tranquilidade e com maior sucesso escolar.
(adaptado Leon Tolstoi)
Parece que o peso da mochila será enorme? É mesmo! Parar, dialogar e escutar o outro exige uma grande gestão de tempo no dia-a-dia acelerado que carateriza o início do ano letivo. Porém, esta gestão ajuda a uma maior união familiar, onde o carinho e o amor vão permitir maior leveza, tranquilidade e serenidade, que contribuem para o sucesso familiar e escolar.
Se a mochila apenas estiver cheia de objetos da escola e não houver envolvência familiar será um desafio maior para a criança e esta pode-se sentir frustrada, insegura e desamparada. Por isso, a envolvência familiar no processo educativo da criança é fundamental, não apenas para reforçar a ideia que ela tem deveres a fazer, mas principalmente para a fazer usar outros objetos que tornam esta mochila mais especial e que fazem despoletar verdadeiramente a curiosidade pela aprendizagem.
Há tempo para tudo e é bom que a criança associe a aprendizagem escolar também a momentos prazerosos, para que a motivação e interesse sejam crescentes.
“O essencial é invisível aos olhos”
(Antoine de Saint-Exupéry”),
por isso ainda que estes objetos não sejam visíveis na mochila do seu filho, não se esqueça de lhes atribuir extrema importância e de recorrer regularmente a eles nesta caminhada. Com uma mochila recheada do que a escola exige, mas também de tudo aquilo que o contexto familiar deve proporcionar, os desafios e obstáculos de cada ano letivo serão certamente mais fáceis de superar.